06 dezembro 2009

Aeromodelismo e Exame Médico

Olá!
Desta vez não vão surgir fotografias sobre o Aeromodelismo que se faz por cá, é que o aeromodelismo que se faz por cá anda muito perturbado com a exigencia de ultima hora para apresentação de certificação de exame médico para a sua prática nomeadamente para a prática em que seja necessário o tal cartãozinho passado pela FPAm.
Era de esperar! A legislação desportiva assim o exige e as leis são mais para se cumprir do que para serem violadas.
Apelo aos praticantes para que se organizem. Há aeromodelismo de competição e também aeromodelismo de lazer.
Parece ser inadmissivel que a legislação de competição imponha sem excepções o cumprimento de todas as suas regras ao aeromodelismo de lazer.
Impõem-se que sejam reconhecidas as duas grandes modalidades com regras a cumprir convenientemente diferenciadas em que UMA COISA É UMA COISA E OUTRA COISA É OUTRA COISA.
Reitero o apelo á organização dos praticantes de forma a pressionarem os seus clubes a, mesmo no seu interior, possa surgir essa mesma divisão ou seja COMPETIÇÃO é uma coisa e LAZER será a tal outra coisa.
No nosso panorama temos uma realidade assim +/-: 1500 federados para poderem praticar o aeromodelismo legalmente e em competição durante o ano transacto e talvez 2009 (que já está no fim) não se encontram 50 Licenças diferentes na totalidade das competições oficiais (+/-30% da totalidade do calendário oficial).
Até parece uma ditadura das minorias em vez de uma democracia minimamente organizada.
Durante uma porção de anos andámos a assobiar para o ar e agora temos o aeromodelismo que merecemos.
A propósito, alguém viu por aí... o BOM SENSO? e neste conceito há que incluir o seguro, o respeito pelas regras de segurança, o respeito pelos locais de vôo, o respeito pelo aeromodelista do lado.
Continua cada vez mais válido o principio que refere que A MINHA LIBERDADE TERMINA AONDE COMEÇA A TUA.
BONS VOOS EM SEGURANÇA
C.Durães