21 novembro 2006

Vôo Livre * Lá fora e Cá dentro

Voo Livre, Campeonato do Mundo de 2007

Ao contrário do que se tem propalado por aí, o Voo Livre continua a ser praticado em força pelo Mundo fora, não tendo sofrido qualquer redução no número de praticantes. Quem quiser pode constatar isso através da Internet, como eu acabo de fazer.
Por toda a Europa e América não faltam competições, referindo como exemplo, por ser do conhecimento de alguns portugueses, a prova de Poitou, que este ano teve mais de 80 a planadores A2 e quase 40 a borrachas “Wakefield”.
Como sabemos, em Portugal não há Voo Livre, infelizmente, e eu julgo ser capaz de identificar as razões e as culpas, que também passam pela minha pessoa por não ter conseguido divulgar a modalidade com a força que desejei.
A última vez que participámos num campeonato do mundo aconteceu um facto insólito, por culpa da FPAm, ou melhor, do seu presidente. Mesmo assim, conseguiu-se uma boa prestação, a do Elias Garcia, ao nível dos melhores participantes e que, por ser Voo Livre, não foi minimamente divulgada (a FPAm, ao contrário das outras federações desportivas não tem uma revista, ou boletim ou “Newsletter” para divulgar o que é importante entre os federados).
Depois não sei o que aconteceu à modalidade, pois ausentei-me totalmente do aeromodelismo, indignado com o procedimento da FPAm, não só antes como no corolário dos acontecimentos referidos atrás e, agora que regressei, apercebo-me que o VL acabou.

Acontece que em 2007 vão acontecer dois eventos que poderão fazer ressuscitar ou trazer alguma vida ao Voo Livre.
Há Campeonato do Mundo e a direcção da Federação vai mudar.
Talvez fosse a boa oportunidade para ir lá uma equipa de VL. A expensas próprias, claro, pois a Federação já disse, no seu projecto para 2007, que tenciona enviar uma equipa de Voo Circular a uma prova na Sérvia e uma de F3A ao Campeonato do Mundo, na Argentina.
De Voo Livre nem se fala....
Pessoalmente, gostava de ir, mesmo que fosse só para assistir. Mas se entre os que conheço e outros novos que desconheço, conseguissemos formar uma equipa, desfalcada como de costume, mas cheia de entusiasmo, era excelente.
Resta dizer que o Campeonato vai ter lugar em Odessa, na Ucrânia, cidade natal de um campeão de A2, há duas dezenas de anos. Está marcado pela CIAM para 24 de Junho a 1 de Julho.
O meu e_mail é cmbas@sapo.pt.
Um abraço a todos, incluindo o Carlos Durães que teve a amabilidade de fazer difundir esta breve notícia.

Carlos Bastos

Sem comentários: